Pintura externa: como escolher a cor

Hoje temos infinitas opções de cores para pintar uma casa. Dentro de um apartamento podemos pintar cada cômodo de uma cor, escolher uma parede e pintar de cor diferente, mas a pintura externa de um prédio ou de uma casa já depende de outros fatores e de como ele irá se relacionar com as outras construções próximas. Vamos ver o que é importante na escolha da cor para uma pintura externa.

Cor clara versus cor escura

Dentro de uma residência, normalmente se utiliza cores mais claras para aumentar o ambiente, economizar energia elétrica ou para facilitar a leitura. Do lado de fora de uma casa estes impactos não existem, permitindo o uso de cores mais escuras. Em casas americanas é muito comum ter cores escuras complementadas por detalhes em branco. Normalmente as pessoas optam por cores mais alegres e claras para o exterior, mas não se esqueça que por ficarem no exterior, a quantidade de poeira e sujeira é muito maior, deixando a casa com aparência suja.

Sinta a cor das casas e prédios vizinhos

Se você mora em um condomínio, é importante verificar se existe alguma limitação em relação as cores que podem ser usadas. Mesmo que não tenha regra, aproveite as cores dos vizinhos para definir a sua personalidade. Você pode acompanha a tonalidade de cores, usar uma cor que ninguém usa,

Acompanhe o teto

Dependendo do telhado que você irá utilizar, a cor escolhida pode mudar totalmente o humor da casa. Se a casa usa telhas ecológicas com pigmentos, sua decisão de cor vai ter que levar em conta que a cor da telha é clara, mas com pontos coloridos. Entçao para telhas cor de barro, escura a decisão pode ser diferente.

E aí? Gostou? Com seu feedback faremos a parte 2 deste artigo.