Antes de realizar qualquer pintura, você deve saber qual utilidade de cada tipo de tinta para escolher a mais apropriada na hora de realizar o projeto. Veja abaixo cada tipo de tinta, suas peculiaridades e características.
Tintas para parede
As tintas para parede são divididas basicamente em dois tipos:
PVA: Base de água, normalmente utilizada internamente por não ter grande resistência às intempéries. Somente possui versão fosca.
Acrílica: Também a base de água, resistente (podendo ser utilizada em ambientes internos ou externos) e possui 3 versões: fosca, acetinada e semibrilho.
—
Tintas para metal e madeira (esmaltes)
Esmalte: A base de solvente ou água. Assim como a versão da tinta de parede acrílica, possui 3 versões: fosca (apenas preto e branco), acetinada e semibrilho.
—
Tinta para pisos
Acrílica: Assim como a tinta para parede só que mais resistente justamente por ser utilizada em uma superfície que irá ser muito utilizada e que merece uma maior proteção.
—
Tinta Epóxi: Sintéticas e não solúveis em água. Grande resistência e de uso universal (ou seja, pinta madeira, metal, paredes, pisos e etc). Necessita de cuidado especial na sua manipulação para um bom acabamento. Por não serem solúveis em água, são utilizadas em ambientes que se molham com facilidade (áreas externas, piscina, banheiro).