Em muitos projetos de pintura existem detalhes em madeira nas paredes, e quando uma nova pintura será feita na parede, normalmente a pintura da madeira também é refeita. A madeira necessita de alguns cuidados especiais antes que possa ser pintada para que a tinta tenha boa aderência e fique com bom aspecto.
Primeiramente é necessário lixar toda a madeira com uma lixa de gramatura 220, retirando qualquer ponto brilhoso. Toda a madeira deve ter aparência fosca. Nesse momento, aproveite para realizar uma inspeção em toda peça, procurando por pontos com mofo, gordura ou partes quebradas.
Caso queira aparência natural da madeira, o ideal é o uso de um verniz. Nesse caso, utilize uma lixa mais grossa e retire qualquer rebarba ou farpa da madeira, deixando-a perfeitamente lisa. Passe um pano levemente sobre a peça para retirar qualquer pó restante após o lixamento. Para peças novas e que ficarão em ambientes internos é recomendada a passagem de um selante em toda peça (após secagem, realizar um novo lixamento com lixa de gramatura 400). Para peças de repintura basta lixar com lixa de gramatura 360 ou 400, retirar o pó e aplicar uma camada uniforme de verniz em toda peça.
Caso a madeira siga uma cor diferenciada, o processo tem algumas diferenças. Lixe toda peça com uma lixa de gramatura 220 e aplique um fundo fosco de cor branca. Após secagem, lixar a peça com lixa 360, retirar o pó e aplicar o esmalte.